Jornada de experimentação poética cativa estudantes da Escola Neusa Nunes


Jornada de experimentação poética cativa estudantes da Escola Neusa Nunes

Publicada em 20/04/2022, às 12h00 | Atualizada em 20/04/2022, às 12h11

Por Brunella França (blfranca@seme.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes

Emef NNG
Jornada de experimentação poética na Emef Neusa Nunes Gonçalves. (ampliar)

Conhecer poesia. Ler poesia. Declamar poesia. Escrever poesia. Estudantes do 6º e do 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Neusa Nunes Gonçalves, em Nova Palestina, foram levados pela I Jornada de Experimentação Poética na escola, guiados pelas professoras de Língua Portuguesa Rosemere Resende de Oliveira e de História Brenda Soares, a bibliotecária Meg Deptulsqui, além de convidados especiais.

As atividades foram realizadas dentro do projeto "Nasce Poesia". "O objetivo era trazer o universo poético para o cotidiano da comunidade escolar e de Nova Palestina, procurando provocar um diálogo entre o poeta/poema e o leitor", explicou a pedagoga da unidade de ensino, Luciana Barboza.

Foto Divulgação
Emef NNG
Jornada de experimentação poética na Emef Neusa Nunes Gonçalves. (ampliar)

As professoras e a bibliotecária, em conjunto, trabalharam a leitura de poemas, a pesquisa de autores da Literatura Brasileira e ensaiaram com os estudantes para as declamações desses textos. As turmas participaram ainda de uma oficina ministrada pelo poeta Diego Cavaleiro Andante, no espaço físico da biblioteca.

Além de uma conversa inicial sobre a dimensão ontológica da poesia, o poeta declamou um texto de sua autoria e apresentou o vídeo "Histórias da unha do dedão do pé do fim do mundo", uma animação dos poemas de Manoel de Barros.

Aprender escrevendo

Os estudantes do 6º e do 8º ano foram convidados a selecionar e escrever um sentimento. A partir desse registro, eles deveriam produzir os próprios textos, em forma de versos.

Foto Divulgação
Emef NNG
Jornada de experimentação poética na Emef Neusa Nunes Gonçalves. (ampliar)

Essas produções se transformaram no livro "Nasce poesia", cujos exemplares serão impressos e distribuídos aos estudantes e convidados no dia do I Sarau Poético da Emef Neusa Nunes Gonçalves, a ser realizado no mês de julho. Além de apresentações de poemas, o dia será marcado por um momento de autógrafos.

A I Jornada de Experimentação Poética teve ainda um "Piquenique Poético", com participações especiais dos rappers capixabas César Mc, Mc Noventa, da fotógrafa Amanda Bolonha, da poetisa Rafak 027, da produtora de moda Hemi Gimenes e do poeta e produtor Diego Cavaleiro.

Durante a atividade, os estudantes declamaram poemas de sua autoria e de autores consagrados da literatura brasileira, ouviram apresentações de César, Noventa, Rafak e Diego e homenagearam os convidados.


Fonte: https://www.vitoria.es.gov.br/noticia/jornada-de-experimentacao-poetica-cativa-estudantes-da-escola-neusa-nunes-45072



Comentários